NALDOVELHO

POESIA É ATO DE CORAGEM

Textos

AO AMOR E A COMPREENSÃO
NALDOVELHO

Existe um conflito lá fora que esconde um outro que rola dentro de cada um de nós. E os sinais são bem evidentes no mais simples dos movimentos de raiva ou constrangimento, no trânsito engarrafado, nas filas dos supermercados, no vai e vem das pessoas, anestesiadas, inconscientes, aglomeradas pelas ruas dessas cidades nubladas, e no campo, lugares ermos, inóspitos, onde o instinto precede o bom senso e a razão.

Existe um conflito lá fora que esconde um outro que rola dentro de cada um de nós. E os sinais são bem evidentes na agressividade enrustida, na bofetada incontida, nas palavras impensadas, farpas afiadas lançadas, na rejeição ao divergente, na discriminação ao diferente, no descaso às crianças, aos velhos, aos doentes e a toda a população carente das periferias das cidades, favelas, guetos, cortiços, ou ainda no campo, miseráveis escravizados, excluídos de tudo aquilo que julgamos civilizado.

Existe um conflito lá fora que esconde um outro que rola dentro de cada um de nós. E os sinais são bem evidentes na pedofilia nojenta, tão comum nestes dias; na mulher ultrajada e diariamente violentada, no fundamentalismo “excrescente” dos religiosos a perseguir sem descanso a qualquer outra escolha que não seja aquela que dizem sagrada ao Santo Nome de Deus.

Existe um conflito lá fora que esconde um outro que rola dentro de cada um de nós. E os sinais são bem evidentes nos políticos que nos exploram, na justiça promiscua que chafurda no lodo; e em cada um de nós, que omissos nos acomodamos, permitimos e se houver a oportunidade, até participamos, pois é sempre mais importante levar vantagem, mesmo que seja ao custo da dor de um irmão.

Existe um conflito lá fora que esconde um outro que rola dentro de cada um de nós. E os sinais são bem evidentes no AR-15 do traficante, nas bombas que explodem inclementes, na superioridade de um povo a massacrar um outro povo, no desrespeito constante ao direito do próximo, ou de quem esteja distante, afinal somos sempre dominantes pelos nossos motivos ou razão.

Existe uma guerra lá fora que por nós será sempre permitida e que só será resolvida quando a guerra que existe aqui dentro der lugar ao amor e a compreensão.
NALDOVELHO
Enviado por NALDOVELHO em 20/05/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras